A história da Capela de Santo Antônio, localizada em Pomeranos Santo Antônio, começa em 1875 com a chegada dos primeiros imigrantes tiroleses austríacos de língua italiana. Nesse ano, foi celebrada a primeira festa religiosa dedicada a Santo Antônio.
Em 1876, já existia uma capelinha provisória feita de ripa de palmito na sede atual. Em 1882, foi inaugurada uma segunda capela, construída em enxaimel pelo Pe. José Jacobs. Em 1901, a terceira igreja foi inaugurada no morro, servindo como Matriz sob a jurisdição dos Franciscanos de Rodeio até 1968. Naquele ano, a atual igreja foi inaugurada em 21 de julho pelo Bispo de Joinville, Dom Gregório Warmeling.
Em 1918, a Paróquia passou para a administração dos Salesianos, com o Pe. Angelo Alberti como primeiro Pároco, vindo de Ascurra para atender a sede e as principais capelas. Em 1923, a residência da comunidade Salesiana foi estabelecida em Rio dos Cedros, com o Pe. José Pastorino como Pároco e o Pe. Inácio Wasilewski como auxiliar.
A primeira Diocese da Paróquia foi Florianópolis, administrada na época por Dom João Becker, Bispo de Porto Alegre – RS, como Administrador Apostólico. A antiga matriz, situada no morro, foi demolida em 1970. O Pe. Otávio Bortolini, SDB, vigário na época, incentivou a comunidade para a nova construção. A torre da atual matriz foi construída posteriormente, sob o vigário Pe. Victor Vicenzi, e inaugurada em 26 de outubro de 1986. A torre ainda abriga dois sinos que chamam os fiéis para as funções religiosas.
A dedicação e contribuição generosa do povo da paróquia foram fundamentais para o sucesso desses empreendimentos ao longo dos anos.
Contatos:
parim@tpa.com.br
http://www.aimaculada.com/
telefone : (47) 3386-1025
REDES SOCIAIS