A comunidade de Cedro Central, ou São José, foi fundada quando chegou a quinta leva de imigrantes trentinos a Rio dos Cedros, que se dispersou entre as Estradas de São José, São Bernardo, Boa Vista, e na região que hoje compõe o centro da cidade.

Eram imigrantes vindos de diversas cidades trentinas: Volano, Ospedaletto, Strigno, Torcegno, Fornace, Mattarello, Centa, entre outras. O grupo era composto das seguintes famílias: Raffaelli, Dallabrida, Pedrelli (Predelli), Agostini, Volani, Dorigatti, Zanella, Bertoldi, Nasato, Floriani, Vasselai (Vasellai), Voltolini, Ropellato, Osti, Campestrini, Murara, Prade, Largura, Schuster, Busarello, Trisotto, Purin, Agostini, Berti, Paternolli, Sandri, Bona, Longo, Rikter, Corrente, Giacomozzi, Menestrina, Paterno, Valandro, Leitempergher, Trentini, Bassani, Demarchi.

A capela da comunidade de São José surgiu por conta de uma promessa feita pelo imigrante Giuseppe Campestrini. Contam os relatos que durante a travessia do oceano o navio foi surpreendido por uma grande tempestade. Em meio a suas orações, José Campestrini prometeu que, se sobrevivesse, construiria uma capela em homenagem a São José na terra em que chegasse. E assim foi feito. Tão logo recebeu seu lote de terra, dedicou uma capela a São José, por volta de 1880. Essa capela foi reestruturada em 1893, e sua versão atual foi inaugurada em 19 de março de 1973. A imagem que está em seu interior veio da Itália. Atualmente a Capela passa por novas reformas, ganhando uma estrutura com torre e nova fachada.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO Horário das missas da comunidade • 1º domingo, às 10h00 • 3º sábado, às 19h00 - Missa do Dízimo

Relacionados