A comunidade de Santo Antonio foi sede do primeiro núcleo de imigrantes trentinos que chegaram a Rio dos Cedros. Todos esses imigrantes eram oriundos da cidade de Mattarello (Trento – Itália). As famílias que fundaram a comunidade foram: Bertoldi, Bonatti, Carlini, Filippi, Marchetti, Nardelli, Perini, Pisetta, Tafner, Uber, Slomp, Tomasini, Baldessari, Moratelli, Dalmonico (Dalmonego), Lenzi, Bendotti, Sevegnani, Froner, Nicolussi, Miori, Paganelli, Stinghen, Zatelli.

 A escolha do Santo padroeiro da comunidade gera controvérsia. Muitos dizem que se trata do Santo padroeiro de Mattarello de onde vieram os imigrantes. Todavia, fato é que em Mattarello não existe sequer uma Capela dedicada ao Santo. Assim sendo, a origem mais provável da escolha do Santo é pelo dia de chegada dos imigrantes à Colônia, 13 de junho (dia de Santo Antônio), ou pelo fato de que algum dos imigrantes do grupo era devoto ao Santo, e resolveu dedicar à Capela a ele.

 A primeira e rústica capela foi construída em 1877. Dois anos depois foi construída uma segunda Capela de madeira, sendo benta pelo então Pároco de Blumenau, Pe. Jacobs, em 07 de junho de 1879. Posteriormente, em 28 de fevereiro de 1894 foi inaugurada e benta uma Capela de alvenaria, em substituição àquela de madeira. Por fim, no ano de 1935, foi concluída a versão final da capela, até hoje existente naquela comunidade.

Fonte: http://www.aimaculada.com/comunidades/capela-santo-antonio-19 




Contatos:


Comercial : (47) 3386-1025


REDES SOCIAIS